sábado, 3 de janeiro de 2009

Balanço de Férias

Minhas férias estão acabando. Últimos momentos. Aproveito para fazer um breve balanço, prestar contas a mim mesma:

1) Minha programação de estudar pelo menos um pouco foi ralo abaixo. Óbvio. Não sei porque ainda tento... Consegui decorar uns instrumentos de cirurgia, ver alguns detalhes de Neuro (sou uma negação em Neuro e tudo relacionado), um pouco de anatomia do sistema locomotor, quase nada de Pediatria... Enfim, não serviu pra muita coisa. Em compensação descansei horrores e aprendi muuuuito sobre outras coisas da vida.

2) Assisti diversos filmes (alguns pela segunda vez), principalmente aqueles com a Penelope Cruz (meu mais novo alvo de admiração).
Aqui uma lista deles, em ordem de minha preferência (não que o filme seja bom ou ruim, mas nesse momento de minha vida, se tivesse que escolher entre assisti-los de novo, veria nessa ordem)
- Vicky Cristina Barcelona - mudou o rumo das minhas férias, minha visão de mundo, alguns sonhos e posturas
- Sin noticias de Dios
- Volver
- Step up (Ela dança, eu danço) - muitas danças pra relembrar minhas origens e me dar vontade de voltar (como sempre!) - comecei a pensar em fazer aulas de Flamenco (nessa minha atual fase espanhola)
- Gothika (Na companhia do medo)
- Todo sobre mi madre
- A Dona da história
- Bandidas
- Vanilla sky
- Shall we dance? (Dança Comigo?)
- Sahara
- Elegy (Fatal)
- Step up 2 (Ela dança, eu danço 2) - muita dança de rua, que não gosto muito, mas acabou resultando num convite que recebi de minha irmã para participar do grupo de dança dela (não levo muito jeito para estilo livre assim, sou mais clássica, mas acho que vale tentar)
- Abre los ojos (Preso na escuridão ou De olhos bem abertos)
- Captain Corelli's Mandolim
- Cold mountain
- Sweeney Todd - não gostei da cantoria repetitiva e desnecessária. Sobre a crueldade, nem vou comentar...
- Twilight (Crepúsculo) - talvez não tenha gostado porque li o livro antes e é muito melhor (para fazer o filme, mudaram a história em detalhes que eu não mudaria)
- Noel (Anjo de vidro)
- Chromophobia
- Woman on top (Sabor da paixão) - filme ruim, mas com um toque brasileiro interessante (apesar de super estereotipado). Trilha sonora sensacional (Bossa Nova)!
- My Blueberry Nights (Beijo Roubado) - Norah Jones linda com sua trilha sonora sensacional
- Meu nome não é Johnny - filme brasileiro, bem feito e tal... mas fiquei pensando pra que assistir um filme desses??? Saber o que sente um idiota traficante de drogas que se ferrou na vida e depois se arrependeu e se tornou compositor, cantor e sei lá mais o que... Na boa.. dispenso!
- Blow (Profissão de risco) - também um traficante idiota
- Non ti muovere (Não se mova)
- The skeleton key (A Chave mestra)
- The onion movie - a idéia é boa, as sátiras no início também, mas depois o filme perde o "fio da meada", vira uma zona, besteirol
- The good night (Sonhando acordado) - já comentei

3) Aprendi a apreciar o cinema europeu. Nem assisti tantos filmes assim, mas tenho planos de conhecer mais.
Aliás, não coloquei na lista acima "O escafandro e a borboleta" (francês) que acabei de assistir porque não consigo classificá-lo nessa lista.
Acho que não poderia ter escolhido filme melhor para terminar minhas férias e voltar ao hospital. Preciso ter viva em mim essa sensação angustiante que os pacientes e familiares carregam. Preciso ser uma médica melhor do que os que me ensinam. Preciso não aprender a ignorar os pacientes, suas dores, seus medos, suas vontades...

4) Engordei. Claro! Minha sorte é que no Natal meu pai enche a casa de frutas que eu adoro. Assim, acabei comendo mais as frutas do que as coxinhas, pizza e bolo de chocolate, então a tragédia não foi tão grande. Mas estou me sentindo uma baleia. Ah, e conheci fruta do conde e romã, que nunca tinha comido (gostei da primeira mas não da segunda).

5) Li 4 livros interessantíssimos. Alguns já comentados aqui no blog. E baixei outros tantos para tentar ler esse ano (apesar da correria do fim de faculdade e prestes a prestar prova de Residência).

6) Me apaixonei por Barcelona. Estou pensando em viajar pra lá nas minhas férias na Residência (em 2011). Tá meio longe, mas é só quando poderei ir e aproveitar.
E nas minhas buscas por essa cidade maravilhosa, descobri o blog da Bruna. Interessantíssimo! Ela é brasileira, morou um tempão na França e desde 2005 está em Barcelona. O blog dela conta desde sua chegada à cidade até hoje, fala das dificuldades, do preconceito, de seu trabalho... Enfim, me deliciei lendo-a desde o começo. Todos os posts. Toda sua história. Amei!

7) No Reveillon, conversei bastante no telefone com meu tio sobre a possibilidade de ir trabalhar em Manaus (onde ele mora) ou alguma cidade perto de lá no ano que vem, depois que eu me formar.
Agora essa é uma das maiores angústias da minha vida: o que vou fazer depois que pegar o diploma??? Posso fazer Residência em Pediatria direto (a possibilidade mais segura mas a mais remota); arrumar um emprego em PSF em São Paulo, trabalhar pouco, ganhar bem e ainda fazer uns cursos que quero (culinária, fotografia, idiomas); ir lá pra Manaus ganhar muuuuuito bem, ajudar gente que precisa, ficar perto de meus priminhos lindos e ganhar experiência de vida; ir pra Manaus como oficial do Exército, ganhar pouco mas num trabalho mais simples e seguro, dar uns plantões por fora para complementar, gastar nada (porque eles me dariam casa, comida e tudo mais) e ainda com a possibilidade de fazer carreira militar... Ou fazer alguma outra coisa que ainda nem passou pela minha cabeça...

8) Terminei, finalmente, o índice do meu blog (depois de 5 anos ensaiando). Na verdade, ele existe mais para me ajudar a encontrar posts que quero do que propriamente para os leitores (porque o índice só tem o título do post, o que não ajuda muito ao leitor saber o assunto). Mas ele está aí agora publicado aqui, para quem quiser dar uma olhada.

Enfim, balanço positivo. Foram boas férias! Curtas e um pouco tristes no começo, mas boas.
Agora é só respirar fundo, fechar os olhos e sobreviver a esse ano que não vai ser nada fácil.

Me desejem boa sorte...

Nenhum comentário: