quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Uma lembrança

A última paciente que atendi no ambulatório semana passada era estudante de Veterinária.
Perguntei quando começariam suas férias. Ela me olhou com surpresa e tivemos o seguinte diálogo:
- Minhas férias já começaram. Há duas semanas...
- Ah, desculpe. É que os estudantes de Medicina entram de férias depois de todo mundo e sempre me esqueço disso.
- É... tá vendo, você deveria ter feito Veterinária - e sorriu.
Eu respondi mais enfaticamente do que gostaria:
- É! Deveria mesmo!

Não sei se transpareceu toda a carga pesada que essa frase traduz. Espero que não. Mas acho que sim.
Preciso aprender a controlar minha linguagem verbal e principalmente a não-verbal.
Essa frase poderia ser interpretada como um insulto pessoal à paciente. Não era pessoal, mas com certeza foi um insulto...
Cansaço...

Nenhum comentário: