sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Novas regras gramaticais

Dear God!

Como é que eu vou fazer para me acostumar com essas novas regras de português???
Eu, que sempre me gabei de conhecer bem a nossa gramática (nem sempre respeitá-la, por falta de atenção, mas sempre muito crítica quanto a isso), agora não sei mais escrever direito...

Como uma "idéia" pode não ter acento??? E meu "vôo"??? Simplesmente roubaram seu circunflexo...

Retirar o trema, incluir K, W e Y, até vai. Mas mudar todas as regras de hífens (que já não eram nada simples), retirar os acentos de palavras, incluir acento em verbos desnecessariamente... ah!

Até entendo que a unificação é interessante e tal e que algumas adaptações nas regras eram necessárias, mas mudanças radicais ruins (como tirar o acento de "pára", que o diferencia de "para"), não dá pra engulir assim liso.
Sinceramente, não entendo para que unificar a língua com outros países. Não sei que diferença faz na nossa vida escrever como um angolano ou um português ou um moçambicano. A cultura é diferente. Totalmente! E a escrita reflete isso e sempre refletirá. É só pegar um texto em português de Portugal que a gente percebe nas primeiras linhas que aquilo não foi escrito por um brasileiro (e não é pelos hífens, nem pelos acentos - é pela forma!).

Não entendo... mas aceito.

E agora preciso superar minha velhice... Fico imaginando meus filhos aprendendo a ler e dizendo pra mim: "credo, mãe, o que é esse "ü" com dois pingos em cima?", "credo, mãe, você escreve "platéia" com acento, tá errado!", "como você é velha, mãe! usa acento em palavras que há séculos não se usa mais".

Aiaiaiaiaia

Quem quiser saber mais sobre as regras (em .pdf): Guia de Reforma Ortográfica

Nenhum comentário: