sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dei alta para uma paciente hoje. Uma paciente que tem uma doença grave (AIDS + Neurocripto) e que muito provavelmente não vai continuar tomando os remédios em casa.
Falei, falei, falei, expliquei, dei bronca... disse até que se ela não tomar a medicação, ela vai morrer (e realmente acho que é isso que vai acontecer - pela gravidade e fatores prognósticos ruins que ela teve).
A Residente queria manter ela internada mais 15 dias, "pelo menos até virem 3 culturas negativas". Mas, "thank goodness", existem assistentes sensatos que me permitiram dar alta (a paciente, que está ótima, tem uma filhinha de 20 dias e mais dois filhos maiores que estavam sendo cuidados pelo vô de 80 anos). Não podemos ser paternalistas e obrigarmos um paciente a ficar internado para tomar medicação que ele pode muito bem tomar em casa. Se ele não quiser tomar, problema dele, é uma escolha que ele tem o direito de fazer, desde que esteja totalmente consciente dos riscos.

Por outro lado, meu outro paciente que era para ter tido alta semana passada, eu fiz de tudo para manter no hospital.
A Residente: "Dá alta logo. Eu sou médica, não sou assistente social. Paciente está bem, sem medicação, dá alta".
Mas, novamente os assistentes concordaram comigo e o paciente ficou. Ele simplesmente não tinha condição social para ir para casa. Não dava. Tentei pensar numa solução com a esposa dele, mas não teve jeito. Encontramos a alternativa de "transferi-lo" para o hospital do convênio, mas antes a fisioterapeuta nos pediu uns dias para trabalhar deambulação. Ok. Se ele saísse do hospital andando, mais da metade dos problemas estariam resolvidos... doce ilusão. Mas tentar sempre vale a pena. Segunda-feira a gente manda ele para o convênio até resolver a situação em casa...

Talvez eu seja um pouco assistente social.
E, para dizer a verdade, me orgulho disso.

Um comentário:

Francine disse...

Olá, tudo bem? Eu estou atras de informações sobre a neurocripto será que vc pode me mandar alguma coisa por e-mail? O meu é fran100ne@hotmail.com
Obrigado :}