sábado, 18 de outubro de 2008

DOE SANGUE



As reservas de sangue do Hemocentro estão baixíssimas. Um dos motivos, sem dúvida, é consequência da campanha para vacinação contra a Rubéola (sem comentar a vacina contra gripe), ocorrida mês passado.
Após se vacinar, a pessoa não pode doar sangue durante algumas semanas. Considerando que a faixa etária de vacinação é a mesma da faixa etária da doação, f...

O Ministério da Saúde agiu de boa fé. Claro! Rubéola atualmente é um problema de saúde pública, gravíssimo para os RN. Mas a preguiça do Ministério causou uma série de problemas decorrentes. Já dizia minha vó: de boas intenções, o inferno está cheio.
É muito fácil supor que vacinando a maior parte das pessoas da população, fazendo uma extensa campanha de boa cobertura, ajuda-se a combater a doença. Qualquer leigo sugeriria isso.
Mas existem pessoas que estudam o assunto, existe ciência por trás da vacinação. Não é simplesmente distribuir vacina para o máximo de pessoas de idade tal a tal.
Não tenho profundos conhecimentos sobre o assunto, mas sei que vacinação em massa nunca foi e nunca será uma boa estratégia de saúde.

Custava conversar com especialistas sobre o assunto, propor uma estratégia bem pensada, com resultados previstos a longo prazo, avaliar riscos e benefícios? Claro que custava! Fazer algo bem feito sempre custa mais.

E por causa da preguiça, pessoas estão morrendo sem sangue, plasma e plaquetas.

PELAMORDEDEUS! Assim que puderem, vão ao Hemocentro e doem sangue!!! Please!!!

Nenhum comentário: