segunda-feira, 28 de abril de 2003

Em pleno Dia da Educação, a primeira notícia que ouvi: "Pesquisas mostram que 59% das crianças de 4ª série mal sabem ler e fazer operações matemáticas básicas". (Jornal do SBT)
Perguntaram às pessoas o que elas sugerem como solução para esse problema. Algumas das respostas foram: tornar o ensino integral, transformar as escolas públicas em internatos, de onde as crianças só sairiam nos fins de semana, acabar com a aprovação automática.
É... parece que os governantes estão conseguindo o que querem: matém as pessoas com o mínimo de conhecimento para poder manipulá-las à vontade.
O fato em si já é gravíssimo mas mais grave ainda é vir essas pessoas dizerem isso, querendo se livrar das crianças deixando-as na escola e culpando-as por não saberem. Será que é tão difícil enxergar que é o sistema que está falido? Precisávamos mudar a maneira de ensinar, capacitando professores, remunerando-os com salário razoável, motivando as crianças a aprender, deixando claro a importância do saber, do conhecer... tanta coisa poderia ser feita com um pouco de boa vontade...

Como podem notar, eu continuo aqui, sonhando com meu mundinho utópico, onde tudo funciona bem.

Nenhum comentário: