domingo, 6 de abril de 2003

Acabo de conhecer um lindíssimo blog. Nunca me emocionei tanto lendo algo numa máquina tão fria quanto esse computador.
É o blog da Luiza, mãe da Anna, uma amada garotinha de 2 anos que tem paralisia cerebral. (The Greatest Love)

É incrível como as pessoas mudam sua forma de ver a vida quando passam por situações difíceis. Acho que é exatamente essa fase de transição que estou vivendo agora. Você acha que entende o sofrimento de uma pessoa só porque já ouviu falar de um caso parecido e acha que não age com preconceito com deficientes. Até que você muda de lado, se percebe irritado com algum preconceituoso que age exatamente da mesma forma que você agia sem perceber (achando que não tinha nada demais) e descobre que não tinha a menor noção do que aquele deficiente estava vivendo.
Isso foi algo que pensei logo no primeiro dia, quando vi o estado de minha mãe na UTI e depois quando tive que ligar para algumas lojas à procura de aluguel de cadeira de rodas. Minha visão sobre os deficientes e pessoas que passam por dificuldades sérias mudou completamente. Percebi que nem se fizesse muito esforço poderia entender o que essas pessoas estão passando sem ter vivido aquilo. Ninguém pode, apesar da maioria das pessoas (principalmente os médicos) ter certeza que é capaz desse grau de empatia.
Eu achava que era de uma forma e que se acontecesse na minha família eu iria me sentir de tal jeito... E, agora que está acontecendo, vejo o quanto eu estava errada. Os sentimentos são únicos e imprevisíveis.

Nenhum comentário: