Estou me convencendo de que dar plantão em feriados e finais de semana é uma ótima.
Principalmente se for um fim de semana de feriado prolongado.
Ninguém saudável vai ao Pronto Socorro num feriado. As pessoas vão ao PS em dia de trabalho, para poder fugir do estresse e conseguir um atestado (se tiverem sorte ainda conseguem alguns dias de afastamento - pelo menos é isso que elas acham).
Fato é que em feriados, as pessoas que chegam ao PS são aquelas que realmente precisam de ajuda. E aí é bem melhor para trabalhar, direito, sem pressão, sem tanta gente para atender, sem tanta encheção de saco por "pitis".
Claro que fiquei p... da vida por ter que dar plantão sábado e domingo de carnaval. Ninguém merece!!!
Mas, passadas as 24h de trabalho intenso, estou feliz pelos pacientes que vi, pelas coisas que aprendi e pelos colegas que conheci.
Porque quando a gente trabalha atendendo com tranquilidade, 1 paciente a cada 30min ou 1h (ao invés de 10 pacientes por hora, como às vezes acontece em dia de semana), a gente consegue discutir os casos direito, conversar com os colegas, fazer favores, pedir favores e acaba diferenciando cada um...
Confesso que, hoje em especial, me irritei muito com alguns paciente. Definitivamente não tenho vocação para atender velhinhos... Ficar tendo que repetir 30 vezes a mesma pergunta, tendo que ouvir histórias de um milhão de anos atrás... Não dá! Não tenho paciência.
O pior é que em geral esses são os mais graves... e aí, a coisa fica difícil porque não consigo entendê-los, não consigo me fazer entender, colho exames e vem tudo alterado (e tenho que ficar procurando no arquivo para ver se é uma alteração nova ou velha), dou medicação e eles não melhoraram, seus parentes vivem reclamando que estão com fome, que precisam ir embora, que está demorando... Caos total.
Mas acabou.
Amanhão vou viajar para a casa do meu pai, esquecer esse mundo de plantões e viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário