quinta-feira, 3 de julho de 2003

Acabo de terminar meu relatório de Bio Mol. Ele ficou muito lindinho (pelo menos a parte que eu fiz). É uma pena que meu grupo não goste de se reunir. Nossos “trabalhos em grupo” são feitos individualmente. Depois, alguém se encarrega de juntar as partes e imprimir. Eu não concordo com esse método, acho que perdemos muito fazendo assim e acho que o trabalho não fica tão bom. Mas... fazer o que, né?
Aliás, ontem eu estava filosofando com uma das meninas do meu grupo (finalmente encontrei alguém que gosta de “viajar” como eu e que atura minhas observações estúpidas) e ela me disse que não gosta dessas reuniões para fazer trabalho porque ela acha que grupo é algo utópico, que não é possível 4 ou 5 pessoas se sentarem em volta de uma mesa, discutirem idéias, dividir tarefas, ajudar uns aos outros, chegar a um acordo e produzir alguma coisa. Tudo bem que é difícil mesmo fazer isso e o tempo que gastamos é imenso mas é muito legal e pode acabar saindo bons produtos.
Ela falou que nunca conseguiu fazer nada assim, que em toda vida dela ela ou se omitia e deixava as pessoas decidirem como o trabalho ia ser feito (cada um com sua parte) ou acabava fazendo tudo sozinha.
Eu contei a ela algumas das maravilhosas experiências que tive de trabalhos em grupo, principalmente no (antigo) ginásio quando íamos para casa da Vivi, passávamos a tarde toda entre trabalho, fofocas e guloseimas, e apresentávamos os melhores da sala. No começo, ela não acreditou muito em mim, depois ela ficou chateada por nunca ter feito algo assim e recomeçamos a filosofar sobre qual seria o problema – se o problema estava nas atitudes dela ou se estava nos grupos que ela escolhia.
Eu disse a ela que no próximo semestre escolheríamos um grupo bem legal e faríamos um verdadeiro trabalho em grupo mas ela falou que isso talvez não seria bom porque escolher um grupo onde as pessoas são flexíveis e não tem tanta dificuldade de trocar idéias seria esconder o problema. Na opinião dela, o mais certo seria tentar convencer o nosso grupo já existente a trabalhar de forma mais integrada da próxima vez.
Acho que o ideal seria esse mesmo mas utopia é acreditar que você pode mudar a cabeça de uma pessoa. As pessoas mudam – disso eu tenho certeza – mas só quando a vontade parte delas mesmas não de alguém de fora.

Enfim, eu não pretendo ficar nos mesmos grupos semestre que vem. Tenho ainda muitas experiências pra viver e muitas idéias para trocar e não quero ficar presa a uma panelinha. Mas ela não parece muito afim de conhecer melhor outras pessoas...

Nossa... olha a hora! Tenho que estudar para prova de amanhã. Queria escrever mais mas preciso ir – aguardando ansiosamente a chegada de sexta-feira quando se inicia meu “feriado prolongado”.

Nenhum comentário: