domingo, 23 de novembro de 2008

Frustração

Esse é meu maior sentimento do momento: Frustração.

Sabe quando você é adolescente, vê seus pais fazendo burrada com você ou seus irmãos e você diz: "quando eu tiver filhos, nunca vou fazer isso com eles, vou ser completamente diferente dos meus pais".
E aí, os anos passam... e a gente repete o mesmo comportamento dos nossos pais, que tanto criticávamos.

Por que será que fazemos igual? Por que cometemos os mesmos erros, sabendo que são erros?
Não que eu já seja mãe... longe disso. Mas, desde que minha mãe morreu, tento cuidar melhor da minha irmã, estar mais perto, dar suporte.

Hoje ela está prestando vestibular. Pela quarta vez. 3 anos de cursinho. Passei o feriado e fim de semana com ela. E o que eu fiz? Quase nem falei com a coitada...

Já passei por isso. Fiz 3 anos de cursinho, vivi toda essa pressão. Com a diferença que eu queria Medicina (e ela Jornalismo), eu me matava de estudar, vivia para isso (e ela, sempre que estou em casa, estuda muito pouco - fica mais com o namorado), eu tinha passado para segunda fase no ano anterior (ela não chegou nem perto da nota de corte), eu tinha minha mãe aqui por perto para me encher o saco (e ela tem meu pai).
De qualquer forma, sei o quanto é ruim, sei o nervoso que dá nos dias que antecedem a prova.
Quando fiz, queria que minha mãe tivesse me levado para fazer prova, que ela me dejesasse boa prova, que ela ficasse do meu lado - e ela só sabia dizer que eu precisava me concentrar, que dessa vez eu tinha que passar etc etc etc. Só pressão e nada de carinho.

Agora, na vez da minha irmã, quando era para dar apoio e carinho, fiquei distante, não sabia o que fazer com ela, como ajudar. Quando eu me aproximava, ela me dava patada, se eu ficava quieta no meu canto, ela vinha com rabinho entre as pernas puxando assunto (mas aí eu já estava brava pela patada e a ignorava).
Fui com ela de ônibus até o local de prova (não desci do ônibus para acompanhá-la porque ela estava com o namorado), quando ela desceu, fez aquela cara de "torce por mim, me dá um abraço". E eu apenas disse: "Merda pra você" (uma expressão que bailarinas usam antes de entrar no palco para dizer que vai dar tudo certo).
Não dei carinho nem apoio. Simplesmente me irritei com ela o fim de semana inteiro e deixei-a de lado.

Frustrante saber que não consigo ser melhor que minha mãe. Pior ainda, saber que sou muito parecida...

E cadê meu pai?
Sei lá!
Falou tchau no sábado de manhã e sumiu. Ouvi dizer que ele foi para o Guarujá num churrasco de amigos...
E nem sequer ligou para minha irmã....

Nenhum comentário: