segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tempo

Acabei de fazer minha programação de estudos para esse ano (pensando seriamente em prestar a prova de Residência, ao contrário de todos os meus planos anteriores) e descobri, óbvio!, que não vai dar tempo.

São cerca de 20 temas médicos principais que tenho que estudar (quero dizer, 20 áreas médicas médias que incluem uns 15-20 assuntos cada). Mas só faltam 28 semanas para o fim da faculdade.
Daqui a 28 semanas eu colo grau.
Como estudar toda a cardiologia em uma semana? E a Neuro então? (Alguém viu a reportagem do Fantástico ontem sobre os transplantes? E o neuro do HC falando que os alunos de Medicina tem 1 aula de coma durante a faculdade toda... e que no meio de tantos assuntos de diagnóstico e tratamento, essa aula acabava sendo subestimada?)

Essas últimas semanas estava sofrendo tanto porque parecia tão longe, porque já queria (e devia) ter me formado. Parecia que faltava tanto tempo...

E agora... parece tão tão tão perto. Meu cronograma ficou extremamente apertado e ainda não consegui me livrar do frio na espinha só de pensar que daqui a pouco serei médica e não tenho tempo para aprender tudo de essencial que falta para eu poder exercer a profissão.

Mas estou me sentindo bem melhor com essa pressão. A sensação de que ainda faltava muito tempo estava me matando. Cada plantão estava sendo um sofrimento intenso para mim.
Agora pelo menos tenho o desespero mais concreto da responsabilidade sobre as minhas costas e assuntos muito mais importantes para me preocupar do que com o tempo que perdi nesses últimos anos.

À luta!

Nenhum comentário: