sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cegueira

Essa semana tive uma conversa com um professor (The big boss). Sempre gosto de conversar com ele (apesar de depois sempre me sentir idiota), ele me faz sentir segura, importante.
Entre outras coisas conversamos sobre meu excesso de sensibilidade. Ele acha que sou uma pessoa que percebe demais, que sente o "clima" dos ambientes com muito mais facilidade que outras pessoas.
Não que isso seja ruim. Pode ser muito bom, dependendo de como eu use isso. Mas, uma coisa inquestionável, que ele mesmo disse, é que isso me faz sofrer demais.
Enxergar mais faz com que a gente sofra mais.

Hoje fui assistir "Ensaio sobre a cegueira". Já tinha lido o livro, aliás, é listado como um dos meus preferidos, e achei sensacional. Saramago é simplesmente sensacional! E ele e o diretor do filme traduzem muito bem sensações, sentimentos que sempre tive e nunca entendi.
Essa coisa de enxergar demais, por exemplo, além da tradução das agruras humanas, a violência, as pequenas lideranças que abusam de seus poderes, mesmo que pequenos, o nível a que temos que descer, às vezes, para sobrevivermos e o quanto isso também nos faz sofrer.

Viver dói. Enxergar bem faz doer mais ainda. Mas quem não quer, né?!

Nenhum comentário: