domingo, 9 de março de 2003

Papo filosófico com minha irmã (15a) (duas ignorantes sem religião tentando conversar)
(...)
Ela: - E se eu já tiver morrido e outra alma tiver entrado no meu corpo?
Eu: - Mas, aí, essa outra alma não teria as memórias da sua vida.
- Quem disse? As memórias ficam gravadas no corpo.
- Mas as memórias não fazem parte da alma?
- Não. As memórias fazem parte da mente. Alma é outra coisa.
Eu: - Então, o que caracteriza a alma? Pra mim, são as lembranças da pessoa que caracterizam a alma.
Ela: - Ah, eu não sei. Mas acho que as lembranças da pessoa ficam no corpo e quando a pessoa morre a alma vai embora sem elas. Afinal, quando a pessoa reencarna ela já não lembra de nada da outra vida.
- Claro que não. A pessoa morre e a alma leva as lembranças mas para reencarnar ela tem que esquecer... Se ela lembrasse ela enlouqueceria.
- É por isso que existem pessoas loucas? ... Não. Acho que não.
(...)
Eu: Por que que a gente não pode pensar com o coração e sentir com a cabeça?
Ela: Você já percebeu quantas vezes eu tive que pegar na borracha desde que você chegou (ela estava desenhando)? Você tá me atrapalhando com todo esse papo maluco. Vai embora, vai.

Nenhum comentário: