sexta-feira, 6 de junho de 2003


RÓTULOS
É incrível como as pessoas adoram colocar rótulos umas nas outras. Parece que todos têm que ser enlatados com o grupinho de pessoas semelhantes, rotulados e mantidos lá, estáticos.
Nessas últimas semanas parece que eu fui a escolhida para rotularem: primeiro foi “caoqueira”, depois, “menina da turminha da frente”, “turista” e por último “mocó”. Vamos aos comentários e explicações:
1) Na faculdade existem vários “setores” como Atlética, Centro Acadêmico (CAOC), Departamento Científico, E.M.A, entre outros. Existem alguns que acham que quem é da Atlética não pode ser do CAOC ou quem é do E.M.A não é da Atlética... pura bobagem. Então, eles rotulam as pessoas chamando-as, principalmente, de atletiqueiras ou caoqueiras. Eu nunca, nunca mesmo, participei de nenhuma reunião do CAOC, só entrei lá uma vez para falar com o Presidente, não fiquei nem 3 minutos. Mas, só porque participei de uma reunião de um projeto que um dos meninos da diretoria está fazendo e incentivei as pessoas a participarem da segunda reunião... fui tachada de “caoqueira”. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra o pessoal do CAOC, até gosto deles, mas eu realmente não faço parte de nada de lá e, mesmo que fizesse, não aceitaria o rótulo.
2) “Menina da turminha da frente” - essa foi péssima. Geralmente, considera-se turminha da frente aquele pessoal que fica excluído do resto da turma, só estuda e vive puxando saco de professor. Tudo bem que eu sento na segunda fileira e que até pouco tempo eu não conhecia muita gente, mas eu não sou uma “nerd”, bitolada.
Bom, mas, ao que tudo indica esse rótulo já foi retirado.
3) “Turista”??? Como assim turista??? Como vocês devem supor, são considerados turistas aqueles alunos que só aparecem em dias de prova ou aulas legais. Tudo bem que eu não tenho ido a todas as aulas, mas me chamarem de turista foi demais. Só porque semana passada fui à aula segunda-feira de manhã e só voltei quarta-feira à tarde? Isso é pouco, vai... sejam tolerantes.
4) “Mocó” são os alunos que ficam puxando o saco de professores com segundas, terceiras e quartas intenções. Falaram isso de mim só porque eu conhecia o médico professor e coordenador da Liga de Insuficiência cardíaca (ele é médico da minha mãe).

Enfim, como dizia Renato Russo, “Rótulo é pra remédio”.
Não gosto de ser rotulada, não pertenço a nenhum grupinho fechado e muito menos estou presa à alguém ou em alguma lata. Então, por favor, não me rotulem e não se deixem ser rotulados.

Nenhum comentário: