sábado, 15 de fevereiro de 2003

Nutrição Poupular

Essa foi a matéria de hoje do Globo Repórter. Ótimo!!! - "O Globo Repórter revela que já é possível substituir receitas médicas por receitas culinárias. O programa mostra como os alimentos podem combater doenças e melhorar a sua saúde sem pesar no seu bolso." (Copiado do site do programa)
Quando assisto esse tipo de programa me dá uma vontade de estudar nutrição também (aliás, também passei no vestibular da Unip para nutrição - OK, nenhum mérito por isso).
Minha mãe vive me perguntando como é que vou ser médica se sou contra a utilização de remédios. Mas, na verdade, não sou contra a utilização e sim contra tomar comprimidos a toda hora por qualquer bobagem. "Tá com dor de cabeça? Tomo isso que passa. Pegou um resfriado? Toma aquilo que sara rapidinho. Sabia que tomar vitamina C é ótimo?" - nada contra quem faz isso mas eu prefiro preservar meu corpinho com o mínimo de drogas possível. Pra mim, funciona muito melhor dormir mais, melhorar a alimentação e o estresse, caminhar ou fazer meditação para diminuir a dor de cabeça do que tomar um comprimido; repouso para resfriado e laranja (e outros alimentos) para a vitamina C. Em relação aos meus futuros pacientes... ainda não sei como vou guiar minha carreira. Pode ser que daqui uns meses eu aceite os remédios como o melhor tratamento para tudo (acho bem difícil), pode ser que até lá eu encontre formas para associar medicação e alimentação nos tratamentos, ou pode ser que eu simplesmente resolva seguir a vontade do paciente (na medida do possível) receitando remédio para quem preferir e mudança de hábitos para os outros (nos casos mais simples). [Eu sou muito maluca mesmo, não sou?! Ainda nem tive minha 1ª aula na Facul e já estou discutindo o tratamento de pacientes, com a maior ignorância do mundo!!!]

Bom, pra quem não pôde assistir ao programa ou pra quem tiver interesse em maiores informações, visite o site e delicie-se.

Nenhum comentário: