segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Você tem orgulho de ser brasileiro?

Hoje saí de casa às 5h30 da madrugada.
A lua brilhava altiva. Nem sinal de sol.

Pelas ruas, parecia 18h. Muita gente de lá pra cá, de cá pra lá, ônibus barulhentos subindo as ruas, buzinas, motoristas xingando. Tudo funcionando como se fosse horário comercial.

Quando passei em frente ao hospital fiquei chocada com o tamanho da fila. Dos dois lados da rua: fila, fila, fila. "Será que estão distribuindo algum prêmio?".
Claro que não.
Era uma fila de pessoas doentes. Idosos, grávidas, pessoas com câncer, AVC, infarto, ICC, doenças auto-imune... todo tipo de doença grave (porque é um hospital terciário que só atende doenças graves/terminais). Todas em pé, na fila, esperando o ambulatório do hospital abrir.
Se aquelas pessoas estavam na fila às 5h30, devem ter saído das casas delas em torno das 4h ou antes (a maioria vem de muito longe, algumas de outras cidades).

E essas pessoas se consideram sortudas por ter uma consulta marcada. Muitas pessoas sofrem das mesmas doenças e não conseguem consulta antes de morrer. Aqueles na fila são os felizardos que estão tendo uma chance.

Como pode um sistema de saúde em que as pessoas doentes ficam felizes de ficar 2h numa fila, de madrugada, em frente ao hospital para passar numa consulta que conseguiram depois de muita luta e com muita sorte?

Fui p/ o ponto de ônibus pensando naquelas pessoas e fiquei observando o mundo a minha volta.

A maioria dos ônibus que passavam estavam lotados. Às 5h30 da manhã!

As pessoas que desciam do ônibus tentavam atravessar a avenida no meio dos carros que passavam em alta velocidade. Detalhe: há uma passarela a menos de 10 metros (grudado no ponto).
Fiquei imaginando o momento em que alguém seria atropelado e eu teria que ir lá tentar evitar que ninguém mexesse na pessoa até chegar o resgate, brigando com as pessoas para não tirar a vítima do local onde ela caiu...

Que país é esse em que as pessoas se conformam em não ter saúde, não ter educação, não respeitar regras simples que existem para própria proteção???

Cada vez eu tenho mais vergonha de ser brasileira.

Nenhum comentário: