Tentando entender a raça humana
Ultimamente tenho pensado muito a respeito dos seres humanos e da atitudes que tomamos.
Tenho estado muito brava com as críticas, com a intolerância por algo diferente e principalmente com o preconceito. Mas isso não é o pior. Tenho estado muito brava, também, comigo, com minha maneira de agir.
Sou contra preconceitos, contra mentiras, contra falsidades, contra arrogância, sou defensora da liberade de expressão, da humildade, da solidariedade, entre outras coisas. Tento passar minhas idéias para as pessoas, tento fazer com que elas repensem suas atitudes e tentem mudar. No entanto, apesar de ter plena convicção de minhas idéias acabo contradizendo-as.
Sabe aquela história do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"? Acho que estou começando a entrar nisso.
Essa semana fui com o pessoal do cursinho ao programa do Serginho Groisman, o Altas Horas, participei da gravação, que durou uma tarde inteira. Foi muito legal, eu estava muito feliz. Mas, apesar de estar gostando, apesar de estar feliz, pela tv parecia que eu estava chateada, parecia que eu estava odiando aquilo tudo. Teve uma hora que fiz um gesto de extrema arrogância. Quase não acreditei que aquela era eu. Depois que assisti comecei a pensar em algumas atitudes que eu tinha tomado naquela semana. Me lembrei que realmente tinha estado bastante arrogante tratando algumas pessoas como se fossem inferiores a mim, como se o que eu digo fosse a 'única verdade absoluta'.
Pois é... eu que sou uma pessoa boa, que prego a humildade, tenho atitudes bastantes mal-educadas e arrogantes, mesmo sabendo e dizendo que isso é errado. Por que um ser humano faz isso?
Não tenho idéia da resposta mas vou continuar investigando.
Os pscicólogos e os entendedores do comportamento dizem que o primeiro passo para resolver um problema é perceber que ele existe. Pelo menos isso eu acho que estou conseguindo fazer. Consegui, finalmente perceber que estava agindo errado e vou me esforçar para melhorar.
Prometo que também vou me esforçar para escrever textos melhores e mais interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário