sexta-feira, 26 de janeiro de 2001

O que pensam os Neonazistas?

Ontem, assiste ao SBT repórter e pela primeira vez parei para pensar: "o que se passa na cabeça dos racistas, preconceituosos e neonazistas?". Antes eu ouvia sobre essas pessoas e falava: "que absurdo, como alguém pode pensar assim...?", mas nunca parei para ouvir os argumentos deles. Eu era totalmente contra, tinha ódio e ponto.
Continuo sendo contra essas idéias mas agora tenho outra visão sobre isso.
Eu sempre imaginei que os neonazistas e os preconceituosos radicais eram aqueles caras "maus" que se vestiam e agiam de maneira diferente...
Só ontem me dei conta que isso não é verdade. São pais e mães de família que se vestem e falam como qualquer outra pessoa.
Pelo que entendi das entrevistas com neonazistas eles são contra, principalmente, a mistura de raças. Eles acreditam que assim a raça ariana vai ser exterminada e que é exatamente isso que as outras raças querem. Para eles as pessoas de outras raças são ruins - são os ladrões, os assassinos, os estupradores... A atitude deles me parece uma defesa contra um inimigo que eles criaram em suas cabeças.
Não deixa de ser verdade que a mistura de raças poderia levar à "extinção" da raça ariana pura, que eles consideram superior, mas daí a achar que os negros são todos criminosos e os homossexuais são pecadores que influenciam toda a sociedade, é demais!
No meu ponto de vista o preconceito, em qualquer proporção e sobre qualquer pessoa (negro, homossexual, judeu, deficiente...), existe por ignorância (do dicionário: "ignorante - que, ou quem não tem conhecimento de determinada coisa"). O preconceituoso ouve, de outro ignorante, que ele precisa defender-se porque aquele determinado grupo vai lhe fazer mal e cita alguns "casos" que aconteceram... está criado o preconceito bobo.
Nós não devemos ter raiva dos neonazistas e preconceituosos em geral. Acho que precisamos entender que eles têm essas idéias por falta de conhecimento e precisamos ajudar a diminuir essa ignorância, quando possível, passando um pouco do conhecimento que temos. Mas o mais importante é não nos deixarmos influenciar por essas idéias.
:-)

Nenhum comentário: