sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Algo errado


Tem alguma coisa errada comigo. Ou será que é com o mundo?

Ontem, o planeta recebeu a notícia da morte de Muamar Khadafi, ex-ditador da Libia. Diversos canais mostrando fotos e vídeos do corpo (vivo?) sendo arrastado pelas ruas, ensanguentado, como um troféu.
Os comentários vinham no sentido de “agora a Líbia está livre”. Dirigentes da ONU, presidente dos EUA, secretária de segurança, todos comemorando a morte do ditador.

De verdade, não consigo entender.
O cara era um ditador. Ok. Os chamados “rebeldes” já haviam derrubado ele do governo há algumas semanas. Mas, isso não bastava, queriam que ele morresse.
Num mundo que eu chamaria de civilizado, o cara seria preso junto com os seus pares (que também mataram e mandaram matar), seriam julgados, condenados, teriam que devolver tudo que roubaram (que não deve ser pouco, baseando-se no palácio onde ele morava) e assim seguiria a história.
Mas não. Matam o cara e mais dois homens de sua corja. Levantaram o troféu em praça pública. E todos comemoram. Comemoram a morte dele. 
Mas tudo que ele fez e tudo que roubou continua por aí.
No fim das contas, ele saiu no lucro. Morreu. Acabou.

Isso está certo? É assim mesmo que deve acontecer? É nesse mundo de carnificina que queremos viver?

Achei que eu estava ficando louca, que eu era uma ignorante, que não estava entendendo nada do que estava acontecendo por falta de conhecimento mesmo.
Até que ouvi um pronunciamento da Presidente Dilma, dizendo que apoia a transição democrática da Libia mas não comemora a morte do ditador. 
Ufa!

Não sou petista (tenho diversas restrições a esse partido, pra dizer a verdade), nunca fui a favor da Dilma como presidente. Mas me sinto aliviada de ouvir que nossa dirigente compartilha da minha opinião. 
Mesmo sendo poucas vozes, ainda acredito que somos as mais sensatas.

Só pra deixar claro, não critico os tais "rebeldes", os Líbios, que sofreram por 40 anos nas mãos de Khadafi. Que queriam vingança, que necessitavam se ver livre da imagem daquele que os fez tanto mal. 
Critico sim a postura ridícula dos chefes de estado, principalmente desse que dizem ser o homem mais poderoso do mundo. Mais poderoso??? Com essa visão simplista de que com a morte de um cara tudo está resolvido, todo mal está acabado??? 
Algo está errado no mundo...

Nenhum comentário: